Sushi


A definição simples de sushi é “arroz avinagrado com recheio ou cobertura de ovos, legumes, frutos do mar ou peixe, crus, cozidos ou marinados”.

No Japão, o Sushi é a comida do dia-a-dia. No começo, era a maneira de preservar o peixe, e cresceu em popularidade até se tornar a comida mais famosa do país, não apenas nos sushi-bares, mas também em casa, onde é preparado e saboreado por toda a família.

Ninguém sabe exatamente quando o sushi foi inventado, mas o peixe era comido em pedaços junto com o arroz no sudeste asiático desde o século V a.C. Alguns dizem que o sushi veio para o Japão com a introdução do cultivo do arroz, no século IV a.C., enquanto outros acreditam que a prática foi trazida pelos sacerdotes budistas que voltaram da China após seus estudos no século VII d.C. Os dois caracteres chineses para sushi, que significam “peixe conservado” e “peixe fermentando em arroz e sal”, surgiram pela primeira vez no Japão no início do século VIII d.C.

O peixe conservado no arroz era enviado para a capital, Kyoto, como pagamento de impostos. Essa forma inicial do sushi, naresushi, feita com carpa e arroz em camadas e ferementada por até um ano, ainda pode ser encontrada atualmente. Adquirindo um sabor característico, lembra uma mistura de queijo camembert bem maturado com molho de peixe tailandês.

O sushi seguiu uma longa trajetória desde a origem como forma de preservar o peixe. Atualmente, é considerada a fast-food mais saudável do mundo.